Balanças são fiscalizadas anualmente pelos fiscais do Ipem-RO
Porto Velho, RO - O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia – Ipem/RO busca orientar a população rondoniense sobre algumas precauções, principalmente quando for a estabelecimentos comerciais, estar atenta quanto à devida utilização de balanças. O órgão recomenda que o consumidor fique em alerta quanto ao selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, nos instrumentos e em como proceder na hora de adquirir os mais variados produtos à disposição no mercado.
Anualmente, os fiscais do Ipem/RO realizam a conferência para a utilização correta dos equipamentos, de modo que haja o devido equilíbrio sem prejuízos para nenhum dos lados envolvidos no processo de compra, utilizando-se das normas estabelecidas por legislação específica, determinada pelo Inmetro. Apesar disso, ainda é necessário que o consumidor tome algumas precauções para evitar que seja lesado.
PRINCIPAIS DICAS
– Quando comprar um produto que precisa ser pesado, como por exemplo: carne, peixe, pão, queijos, verduras, dentre outros, a balança deve estar em local visível;
– Observe se a balança traz o selo do Inmetro com o ano de validade da última verificação feita pelos fiscais do Ipem/RO;
– Acompanhe todo o processo de pesagem;
– Veja se o prato está limpo e seco;
– Lembre-se que você paga apenas pelo produto e não pela embalagem. Portanto, o produto deve ser pesado sem a embalagem ou ter seu peso descontado (incluído na tara da balança);
– Nos restaurantes de comida por quilo, o peso do prato deve estar indicado em local de fácil visualização e tem que ser descontado (incluído na tara da balança).
Para o presidente do Ipem/RO, Theodoro Rahal, “as balanças são primordiais nas relações de consumo e por isso é importante que a população saiba como proceder na pesagem de produtos, com o intuito de manter uma boa relação comercial, garantindo assim, a segurança necessária para que o consumidor possa adquirir o que está sendo pago”.
O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade pode informar à Ouvidoria do Ipem/RO, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.
Tags:
Rondônia